sábado, 9 de julho de 2011

Análise dos Potenciais de Ação de Unidade Motora com Contração Moderada

Após a análise dos PAUM’s com contração voluntária mínima, devemos nos concentrar em avaliar a freqüência de disparo e o padrão de recrutamento dos potenciais de ação de unidade motora. Esta é uma das partes mais difíceis de aprender durante o treinamento em EMG.

A amplitude dos PAUM’s com contração moderada ou máxima geralmente é maior que a amplitude dos PAUM’s obtidos com contração mínima, devido ao recrutamento de unidades motoras formadas por fibras do tipo II, de grande diâmetro, baixo teor de enzimas oxidativas, alto teor de glicogênio e baixa resistência à fadiga. A freqüência de disparo também aumenta à medida que o esforço voluntário aumenta.

Com contração mínima, os PAUM’s disparam em uma freqüência de 3 a 5 Hz. Quando a freqüência atinge 10 Hz, um segundo PAUM é gerado. Quando a freqüência do primeiro PAUM atinge 15 Hz, o segundo PAUM atinge 10 Hz e um terceiro PAUM é gerado e assim sucessivamente. Cada 5 Hz de aumento de freqüência de um PAUM provoca o surgimento de um novo PAUM. Com contração voluntária máxima, as freqüências de disparo atingem freqüências de até 50 Hz e nós não podemos mais distinguir um PAUM do outro, devido à sobreposição de PAUM’s, conhecido como padrão de interferência. Portanto, para a análise da freqüência de disparo e do recrutamento dos PAUM’s, contração muscular moderada é recomendada.

Um conceito importante a ser assimilado é o da diferença entre ativação e recrutamento das unidades motoras.
A ativação das unidades motoras corresponde à capacidade de aumentar a taxa de disparo dos PAUM’s e depende do comando do sistema nervoso central. Ativação diminuída significa um menor número de PAUM’s durante a contração muscular. Pode ocorrer em doenças do sistema nervoso central, secundária a dor provocada pela agulha, doenças funcionais como na histeria e falta de colaboração do paciente, comum em casos de litígio judicial.

O recrutamento das undiades motoras refere-se à capacidade de disparar novos PAUM’s à medida que a freqüência de disparo aumenta. Anormalidades do recrutamento ocorrem exclusivamente em lesões do sistema nervoso periférico.

A taxa de recrutamento é calculada dividindo-se o PAUM disparando em maior freqüência pelo número de PAUM’s presentes no osciloscópio (tela do equipamento). Portanto, se em determinado músculo contraindo moderadamente nós temos um PAUM disparando na freqüência de 20 Hz e naquele momento somente este PAUM está disparando, a taxa de recrutamento será de 20. Em outro caso onde o PAUM mais rápido dispara a 30 Hz e existam 6 diferentes PAUM’s no osciloscópio, a taxa de recrutamento será de 5. Taxas maiores que 10 significam recrutamento diminuído (altas freqüências de disparo e pequeno número de PAUM’s). Portanto, paradoxalmente, altas freqüências de disparo significam recrutamento diminuído.

A diminuição do recrutamento é típica de processos neurogênicos. Taxas menores que 5 significam recrutamento aumentado ou precoce (freqüências normais de disparo e grande número de PAUM’s). É tipicamente visto nas miopatias. Isto ocorre devido à diminuição do tamanho da unidade motora pela perda de fibras musculares. Com isso, muitos PAUM’s devem ser gerados para tentar compensar a diminuição das unidades motoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário